Amamentação Materna

A amamentação natural, através do seio materno, possui diversos benefícios para o bebê e por isso deve sempre ser estimulada. Recomenda-se que a amamentação ocorra até o 2 anos de idade.

Além dos benefícios do leite em si, como a presença de diversos nutrientes e anticorpos, a amamentação traz outros benefícios para o desenvolvimento do bebê, como:


- Estimulação dos músculos e outras estruturas da face, permitindo que eles se desenvolvam corretamente.
- Diminuindo a probabilidade de ocorrência de hábitos como respiração bucal e posicionamento incorreto da língua. Esses hábitos futuramente estarão relacionados também com o mau posicionamento dos dentes.


Dessa forma podemos dizer que a amamentação materna diminui a probabilidade de ser necessário utilizar aparelhos ortodônticos, ou pelo menos diminui a gravidade dos problemas, facilitando o tratamento ortodôntico no futuro.


Mas, se por alguma razão você não puder amamentar seu filho de forma natural, não se desespere!


Lembre-se que acima de tudo o importante é que ele seja alimentado e receba muito amor e carinho!


Converse sempre com o médico pediatra e o dentista odontopediatra para realizar o aleitamento da melhor forma possível. Uma dica valiosa é não fazer furos grandes no bico da mamadeira. Se o furo for pequeno o bebê precisará fazer esforço para mamar, estimulando o desenvolvimento da face, semelhante ao processo de amamentação natural.