Raspagem e Profilaxia
Os procedimentos para remoção de tártaro e manchas da superfície do dente são chamados de raspagem e profilaxia, respectivamente.
Logo após escovar os dentes, uma fina e transparente película vai se formando na superfície dental. Essa película, também chamada de biofilme dental, é composta por proteínas presentes na saliva e bactérias qua vivem dentro da nossa boca.
Se realizarmos uma boa higiene bucal, esse biofilme será desorganizado constantemente. Dessa forma as bactérias não terão tempo de construir grandes colônias e provocar a cárie dental e problemas na gengiva.
Por esta razão é tão importante que seja realizada escovação cuidadosa e uso do fio dental (para remover a placa das regiões onde a escova não alcança).
Com o passar do tempo, a placa dental, que era uma película fina e fácil de ser removida, pode endurecer devido a presença de minerais na saliva, formando o tártaro.
O tártaro fica firmemente aderido ao dente, não podendo ser removido com a escovação. Sendo então necessária a raspagem, realizada em consultório odontológico, para a sua remoção. A raspagem pode ser realizada de forma manual ou com o uso de aparelho ultrassom (que quebra o tártaro através de vibrações),
O tártaro é irregular e rugoso, dificultando a higiene e sendo ainda mais fácil para as bactérias ficarem aderidas e provocar inflamação gengival. Por essa razão, é importante que a raspagem seja realizada duas vezes ao ano, ou de acordo com a recomendação do dentista para cada caso.
A profilaxia é realizada após a remoção do tártaro, utilizando escovinha giratória e pasta dental abrasiva (exclusiva para uso em consultório). Com a profilaxia é possível realizar o polimento dentário, removendo manchas superficiais e deixando a superfície do dente mais lisa.