Odontopediatria

Odontopediatria é a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças.

O especialista em odontopediatria tem a missão de conhecer muito bem todas as características da boca e do desenvolvimento da criança (tão diferente da boca do adulto), e estar sempre atualizado em relação as técnicas e materiais utilizados para o tratamento dos dentes de leite.

Além do conhecimento odontológico, precisa ter paciência e dominar técnicas para o manejo comportamental da criança. Compreender o medo e a ansiedade dos pequenos, conduzindo a consulta de forma a conquistar a confiança e colaboração da criança. Experiências ruins na infância podem gerar o tão famoso "medo de dentista" da vida adulta, por isso é importante que as crianças sejam atendidas por um profissional especializado.

O especialista em odontopediatria cuida de diferentes públicos:

Gestantes: Além de cuidar da saúde bucal das mulheres neste momento tão especial, durante o pré-natal odontológico a futura mamãe (e o papai também!) recebem as primeiras orientações sobre como cuidar da saúde bucal do recém-nascido.

Bebês (0 a 2 anos): Quando os pais já receberam as primeiras orientações durante o pré-natal odontológico, a primeira consulta do bebê pode ser realizada quando nascer o primeiro dentinho.

 Neste momento, além de ser realizado o exame clínico da boca do bebê, os pais receberão novas orientações de higiene e hábitos para evitar o aparecimento de cáries (sim, bebês também podem ter cárie, leia mais aqui). Se os pais não receberam nenhuma orientação odontológica durante o pré-natal, a primeira consulta do bebê pode ser realizada antes do nascimento do primeiro dentinho.

Crianças (2 a 12 anos): O grande objetivo da odontologia moderna é alcançar o que chamamos de "geração cárie zero". Para alcançar esse objetivo, focamos muito na prevenção e educação. 

Consultas regulares ao odontopediatra permitem que os pais e as crianças continuem motivados a manter hábitos saudáveis de higiene e alimentação. 

Em geral, as consultas de prevenção são realizadas a cada 6 meses, podendo essa frequência variar de acordo com a condição bucal e os hábitos da criança. 

Além de prevenir o aparecimento de cáries (ou realizar o diagnóstico e tratamento precoce), as consultas regulares permitem que o odontopediatra acompanhe de perto o crescimento da criança e o nascimento dos dentes permanentes, podendo identificar e tratar precocemente alguns problemas de oclusão (mal posicionamento dos dentes ou das arcadas).

Uma criança de hábitos saudáveis será um adulto de hábitos saudáveis.

Invista na saúde do seu filho!