Cárie Precoce da Infância

Antes chamada de cárie de mamadeira, a cárie precoce da infância é como chamamos quando a doença cárie ocorre em crianças de até 2 anos de idade. Sim! Os bebês também podem ter cárie! E ela evolui tão rápido que muitas vezes temos a impressão de que o dente "já nasceu com cárie".

A cárie nos bebês ocorre, principalmente, devido ao consumo de leite com açúcar, achocolatado ou farinhas antes de dormir ou durante a madrugada, associada a falta de escovação após o consumo do leite.


A cárie nos bebês ocorre de maneira severa, podendo destruir totalmente a coroa do dente. Dessa forma a criança poderá ter problemas de fala, dor e baixa autoestima (já que ficará por volta de 4 a 5 anos sem os dentinhos).


Como evitar este problema:

- Escove sempre os dentes do bebê antes de dormir. Essa é a escovação mais importante.
- Troque a mamadeira por um copinho com bico rígido. Assim o bebê geralmente não dorme após a mamada e você conseguirá escovar seus dentinhos com mais facilidade.
- Após os 6 meses de idade, com a introdução de novos alimentos, o bebê não tem necessidade de mamar durante a madrugada. Converse com o médico pediatra para saber a hora de abandonar as mamadas noturnas.
- Evite oferecer qualquer tipo de alimento com açúcar até, pelo menos, os 2 anos de idade. Lembre-se que a criança não conhece o gosto do açúcar, sendo assim não sente falta desse sabor.
- Consulte um dentista para saber qual o tipo de pasta de dente ideal para o seu bebê!


IMPORTANTE!!

Se o seu filho já apresenta esse problema, agende uma consulta com o odontopediatra! É preciso realizar o tratamento o quanto antes, evitando a dor e o sofrimento da criança!