Ortodontia
Ortodontia é a especialidade da odontologia que corrige a posição dos dentes e pode direcionar o crescimento dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
Dentes tortos ou mal posicionados prejudicam a aparência do sorriso, são difíceis de higienizar, aumentando o risco de desenvolvimento de cáries e doença periodontal. Além disso, causam um estresse adicional aos músculos de mastigação, o que pode levar ao aparecimento de dores de cabeça, problemas na articulação e dores na região de pescoço, ombros e costas.
Eu preciso usar aparelho ortodôntico?
Apenas o ortodontista poderá determinar se você pode se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico e exames complementares (documentação ortodôntica), o ortodontista poderá decidir se a ortodontia é recomendável para você e desenvolver um plano de tratamento adequado.
Como funciona o tratamento ortodôntico?
Atualmente os aparelhos fixos são menores, mais leves e exibem menos metal do que no passado. Também contamos com os aparelhos estéticos, constituídos de material cerâmico, e os alinhadores invisíveis, muitas vezes preferidos pelos pacientes adultos.
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos quanto móveis, podem ser utilizados. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. Cada tipo de aparelho é indicado para um caso em específico e o seu ortodontista saberá indicar a melhor opção.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e aumenta a longevidade dos dentes.