A importância dos dentes leite

Muitas pessoas acreditam que os dentes de leite não necessitam de muitos cuidados, pois serão trocados durante a infância. Mas isso não é verdade, os dentes de leite são muito importantes!

Alguns dentinhos só serão substituídos entre os 10-12 anos de idade da criança... É bastante tempo, não acham?
Durante todo esse período a criança vai precisar desses dentes para mastigar e falar corretamente. 


Um dente de leite com cárie pode causar dor e sofrimento à criança, além de poder prejudicar o dente permanente que está sendo formado logo abaixo dele.
Se o tratamento da cárie não ocorrer logo no início, talvez seja necessário extrair o dente antes da época correta, dessa forma a criança poderá ficar vários anos sem o dente, com dificuldade para mastigar, falar e inclusive sofrer psicologicamente por conta da aparência.


Além disso os dentes de leite também servem para guardar o espaço e guiar o nascimento dos dentes permanentes. A perda precoce de um dentinho pode fazer com que o dente permanente erupcione fora de posição, sendo necessário utilizar aparelhos para fazer a correção.


Por esses motivos é muito importante que seja realizada uma consulta com o odontopediatra antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho. Garantindo que os responsáveis pela criança aprendam a cuidar dos dentes de leite, contribuindo para a formação da geração cárie zero!

Prevenção é a palavra chave em odontopediatria, com o acompanhamento correto conseguimos garantir a saúde bucal adequada que será refletida na dentição permanente.