Antibióticos

Muitas pessoas relacionam o aparecimento de cáries ao uso de antibióticos, alegando que o uso excessivo deste tipo de medicamento provoca enfraquecimento dos dentes. 


Apesar de muito difundida na sociedade, essa informação não é verdadeira!


A cárie é uma doença causada basicamente pela combinação de 3 fatores: presença de bactérias + consumo de alimentos açucarados + falta de higiene bucal adequada. 


Quando os dentes já nasceram, a estrutura deles já está formada. Desta forma, não podem ser "enfraquecidos" pelo uso de medicamentos. O único antibiótico relacionado à alterações dentárias é a tetraciclina, que pode provocar manchas nos dentes que estiverem em formação (que ainda não nasceram).


Os antibióticos não causam cáries. Entretanto, a forma como o medicamento é administrada pode aumentar o risco de aparecimento de cáries. Geralmente os medicamentos voltados para as crianças são líquidos adocicados. Se, durante o período que a criança estiver sendo medicada não for realizada higiene bucal adequada, o risco de aparecerem cáries será bem maior, principalmente se isso acontecer por longos períodos de tempo.


Os antibióticos NÃO causam cárie. 

Alimentos açucarados e falta de escovação adequada, sim!

Para evitar maiores problemas invista sempre na prevenção! Visite o dentista regularmente e siga as orientações.