Células-Tronco em Dentes de Leite

25/04/2017

Células-tronco são células que possuem a capacidade de se transformar em diferentes células do nosso corpo, como: cardíacas, ósseas, sanguíneas, musculares, neuronais, etc.


Devido a essa capacidade, existem muitos pesquisadores estudando essas células, com o objetivo de poder, futuramente, curar doenças hoje considerada incuráveis. 

As células-tronco estão presentes em diferentes órgãos (permitindo a renovação destes ao longo da vida) e também na medula óssea e no cordão umbilical.


Já há algum tempo é possível realizar a coleta e armazenamento de células-tronco provenientes do cordão umbilical. A utilização destas células ajuda a tratar mais de 80 tipos de doenças. O armazenamento de células-tronco do cordão umbilical pode ser feito através de doação ao SUS, onde poderão ser utilizadas para o tratamento de qualquer pessoa compatível. Ou também, através de empresas privadas, onde as células poderão ser utilizadas futuramente pelo próprio doador ou membros de sua família.


O dente é considerado um órgão do corpo humano, possuindo células-tronco no seu interior (polpa dental). Atualmente, observamos o aumento da procura por empresas privadas que realizem a coleta e armazenamento de células-tronco presentes nos dentes de leite.


Apesar do grande potencial destas células e dos resultados dos testes sendo positivos e promissores, as pesquisas com células-troncos para o tratamento de diferentes doenças ainda estão em estágio inicial.


Para o armazenamento das células-tronco dos dentes de leite, é necessário que o dente seja extraído por um dentista, quando estiver quase na hora de cair naturalmente. O dente então será armazenado em um pote específico que será enviado para a empresa responsável pelo armazenamento das células-tronco.