Cuidado com esses alimentos!

Para podermos nos alimentar bem e sorrir livremente, precisamos estar com o nosso sorriso em dia. 

Nada mais chato do que estar com mau hálito (ou encontrar alguém que esteja), chegar aquela sexta-feira (ou véspera de feriado) e trincar ou quebrar um dente comendo alguma coisa ou então precisar refazer constantemente o clareamento dentário para recuperar o sorriso branquinho.

Pensando nisso, aqui está uma lista com alguns alimentos que devemos tomar cuidado ao comer para evitar acidentes, prevenir o mau hálito e manter o sorriso branco por mais tempo:

Pipoca: Preste atenção para não morder inesperadamente algum milho não estourado. Principalmente se você usa aparelho ortodôntico. O milho pode quebrar o aparelho, alguma restauração ou até mesmo lascar um dente sadio. O mesmo vale para caroço de azeitona, ameixa, castanhas e outros alimentos muito duros.

Peixe: Cuidado para não engolir ou perfurar a gengiva e o céu da boca com uma espinha. O ideal é não mastigar o peixe junto com outros alimentos, assim fica mais fácil de identificar a presença de espinhas.

Açaí: Apesar de muito gostoso, o açaí é super pigmentado, contribuindo para o escurecimento dos dentes. Isso não significa que você não pode comer açaí, apenas evite excessos e escove os dentes em seguida (ou pelo menos faça um bochecho com água). O mesmo vale para outros alimentos que contenham muitos pigmentos ou corantes, como café, chá, molho shoyu, vinho tinto e refrigerantes.

Alho e Cebola: São dois alimentos ricos em flúor (o que ajuda a proteger os dentes da cárie), possuem forte odor, e isso podem sim causar o mau halito. Evite excessos e faça uma ótima higiene bucal após o consumo para ficar livre do mau halito.

Limão: Este é um alimento muito ácido, quando consumido em excesso pode provocar a erosão dental. Por isso evite comer limão puro (seja o consumo direto ou colocar em cima de outros alimentos), mas sempre que consumir (seja puro ou em forma de sucos) faça um bochecho com água, aguarde 30 minutos e então realize a escovação (essa medida evita que ocorra erosão dental). Vale lembrar que o ácido presente no limão ajuda a captar mais pigmentos e provocar manchas nos dentes.