Dentes Natais

Você sabia que alguns bebês já nascem com um ou mais dentes?


Sim!! Isso pode acontecer. Nesse caso chamamos esses dentinhos de "dentes natais".

Em alguns outros casos os dentinhos podem nascer nos primeiros nos primeiros 30 dias de vida, são chamados então de "dentes neonatais". 


Na grande maioria dos casos, os dentes natais e neonatais são dentes de leite que por alguma razão (que não sabemos ao certo) nascem muito antes da hora (normalmente os primeiros dentes de leite nascem por volta dos 6 meses de vida).

Raramente os dentes natais ou neonatais são dentes "extras", chamados de supranumerários. Sempre que for observado o aparecimento precoce dos dentinhos deve-se procurar um odontopediatra para que sejam avaliadas algumas questões:


- O dente está com mobilidade? 
Como a raiz do dente ainda não está formada, o dente pode apresentar bastante mobilidade e pode ser necessário realizar a extração para que a criança não engula ou aspire o dente.


- É um dente de leite ou extra? 
Se for um dente extra precisará ser removido para não prejudicar o nascimento dos outros dentes.


- Está atrapalhando na amamentação? 
Em alguns casos o dente pode estar machucando tanto o peito da mãe quanto a língua do bebê, causando dor e impedindo que a criança se alimente adequadamente. Nesse caso pode ser realizado o desgaste das pontinhas do dente ou indicada a sua extração.