Implantes Dentários

Dando continuidade às possibilidades de tratamento para reposição de um dente perdido, hoje vamos falar um pouco sobre implantes dentários.

Implantes dentários são formados por duas partes:

- Pino de titânio (colocado cirurgicamente no osso, funcionando como a "raiz" do dente)

- Coroa (a parte do dente que fica exposta na boca, recuperando a estética, mastigação e fala correta)

Atualmente, os implantes são a melhor opção para repor um ou mais dentes perdidos. Uma vez que o pino esteja integrado ao osso ele fica estável. Dessa forma não ocorrerá movimentação, proporcionando conforto e segurança ao paciente.

Para receber um implante, o paciente precisa estar com a gengiva saudável e ter osso suficiente para fixar o implante (em alguns casos é preciso realizar um enxerto ósseo). A longevidade dos implantes é muito grande, sendo considerado um tratamento definitivo. Claro que, assim como um dente natural, requer cuidados de higiene e visitas regulares ao dentista. Com o passar do tempo pode ser necessário substituir a coroa do implante, mas o pino ficará sempre no lugar (a não ser que o paciente tenha alguma doença óssea no futuro, como osteoporose ou infecção grave).

Se você sofre com a falta de algum dente ou com próteses removíveis, faça uma avaliação para saber se você está apto a receber um implante dentário.

Aqui no consultório quem realiza esse procedimento é a Dra Camila Cecchin CRO/SC 13398.