Mantenedor de Espaço

Já falamos aqui sobre a importância dos dentes de leite e porque devemos cuidar deles. 
Uma das razões é que eles guardam o espaço para o nascimento do dente permanente.

Quando uma criança perde um dente de leite muito cedo os dentes do lado podem se movimentar, deitar, e então reduzir o espaço para o nascimento do dente permanente.

Por essa razão tentamos sempre tratar o dente de leite para que ele fique em boca o máximo de tempo possível, servindo como um mantenedor natural de espaço.

Porém, em alguns casos não é possível tratar o dente de leite, seja por uma cárie muito grande que destruiu totalmente a coroa do dente, problemas na raiz que impossibilitem a realização do tratamento de canal (sim, podemos fazer tratamento de canal em dentes de leite! Mas isso é assunto para a semana que vem) ou até mesmo algum trauma dental. Nesses casos a extração do dente é indicada.

Se o dente de leite for removido muito antes da hora, e o dente permanente ainda não estiver suficientemente formado, é necessário confeccionar um mantenedor de espaço. 
Mantenedores de espaço podem ser de diversos tipos, são aparelhos que impedem a movientação dos dentes do lado, guardando então o espaço para o dente permanente.

Sem dúvida alguma o próprio dente de leite é o melhor mantenedor de espaço que existe, por isso merecem muito cuidado e atenção!

Mas é mportante saber que se o dente precisar ser removido antes da hora precisamos avaliar a necessidade de confecção de um mantenedor, evitando que no futuro o dente permanente venha fora de posição ou até mesmo não consiga nascer.