Pasta com Flúor
02/02/2017
Seguindo o exemplo da American Dental Association, a Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda a utilização a pasta de dente com concentração padrão de flúor (1000 a 1500ppm) desde o nascimento do primeiro dentinho!
Porém deve-se ter cuidado com a quantidade de pasta que é colocada na escova, variando de acordo com a idade da criança.
- Crianças de 0-3 anos: Colocar pequena quantidade de pasta em apenas 2 tufos da escova.
- Crianças de 3-7 anos: Colocar quantidade semelhante ao tamanho de um grão de arroz crú.
- Crianças maiores de 7 anos: Colocar quantidade semelhante ao tamanho de uma ervilha.
Segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria usando-se pequena quantidade de pasta, a quantidade de flúor ingerida é segura em termos de fluorose dental e o benefício anticárie é mantido.
A quantidade diária de escovações com a pasta de dente com flúor deve ser adequada de acordo com a necessidade de cada criança. O odontopediatra fará uma avaliação individual, de acordo com o risco de cárie poderá indicar a utilização de pasta com flúor de 1 a 3 vezes por dia.
A pasta de dente com flúor deve ser utilizada sim, porém com bastante cautela, pode ser considerada como um medicamento, devendo-se seguir as orientações do odontopediatra e sempre com a supervisão dos responsáveis. Nunca deixe o tubo de pasta de dente ao alcance da criança.
Para tirar suas dúvidas quanto a utilização de pasta de dente com flúor não deixe de marcar uma consulta com um especialista! Com orientações corretas e acompanhamento é possível que a criança cresça saudável e sem cáries!