Pastas Clareadoras Funcionam?

27/07/2017

Existem no mercado diversas pastas de dente que prometem o clareamento dental. Mas será que elas funcionam mesmo?

Muitas dessas pastas não possuem nenhum tipo de substância clareadora (peróxido de hidrogênio, peróxido de carbamida ou outras), a única diferença em relação às outras pastas está na quantidade de substâncias abrasivas.

As pastas clareadoras possuem mais abrasivos, conseguindo remover apenas as manchas presentes na superfície do dente. Por serem mais abrasivas também acabam desgastando mais o esmalte do dente.

Algumas pastas até possuem em sua composição substâncias clareadoras (como o peróxido de hidrogênio). Porém, de acordo com a legislação vigente, em concentração inferior a 3%, o que é praticamente insignificante e não proporciona o clareamento dental.

Vários estudos demonstram que as pastas clareadoras não realizam de fato o clareamento dental. 
Vale lembrar que o clareamento realizado pelos dentistas é feito com substâncias clareadoras em alta concentração, que realizam o clareamento através da oxidação dos pigmentos e não por abrasão, dessa forma não ocorre desgaste dental.

É muito importante que todo clareamento seja supervisionado por um dentista, evitando a ocorrência de complicações que podem comprometer a saúde bucal e exigir tratamentos demorados e onerosos.