Relação Cárie X Açúcar

31/01/2018

Você sabe qual a relação entre o consumo de açúcar e a doença cárie? O açúcar é um carboidrato que quando metabolizado pelas bactérias presentes na nossa boca, libera ácidos que irão provocar a desmineralização dos nossos dentes. 

Quando não existe um equilíbrio entre os nossos hábitos alimentares e de higiene, ocorrerá a doença cárie. 

Por essa razão, o consumo do açúcar deve ser bem controlado, pois se a ingestão for frequente (como por exemplo, entre as refeições) a chance de ocorrência da doença cárie é muito maior. 

Para as crianças menores de dois anos de idade não devemos oferecer doces. Elas não conhecem esse sabor e certamente não sentirão falta! Essa restrição leva em consideração não apenas o cuidado com a saúde bucal, mas também a saúde geral da criança. Após os dois anos, o açúcar pode ser consumido em momentos especiais, para que a criança aprenda que essa não é uma comida rotineira. Associado aos bons hábitos alimentares é essencial que os pais realizem a adequada higiene bucal das crianças. 

Para tirar todas as suas dúvidas, receber as dicas adequadas de acordo com a etapa de desenvolvimento do seu filho e permitir que ele faça parte da geração sem cáries, agende uma consulta com a odontopediatra.