Trauma em Dente Permanente
22/02/2017
Tanto adultos quanto crianças podem sofrer acidentes que resultem na fratura ou perda de um dente. Nas crianças esse tipo de acidente é mais comum, pois além de gostar de correr bastante e serem aventureiras (como é bom ser criança!), os dentes de cima costumam ser mais projetados para a frente, facilitando a ocorrência de fraturas durante uma queda, por exemplo.
É preciso estar preparado para saber como agir diante desta situação, para que o tratamento seja o melhor possível!
Confira aqui o que você deve fazer na hora do trauma de um dente PERMANENTE, em seguida ligue imediatamente para o dentista! O atendimento odontológico deve ser realizado no máximo DUAS horas após o trauma.
Se o dente sair inteiro da boca (com a raiz):
- Segure o dente pela coroa (aquela parte que aparece na boca, NUNCA segure o dente pela raiz)
- Lave o dente com água corrente SEM esfregar (feche o ralo da pia para não ter perigo de perder o dente!)
- Coloque o dente de volta na boca, no lugarzinho de onde ele saiu. Se você achar que não consegue realizar essa manobra, você pode armazenar o dente em um copo com leite, soro fisiológico ou em um copinho com a saliva da pessoa que perdeu o dente.
- Vá imediatamente ao dentista, levando o dente
Se quebrar um pedaço do dente:
- Procure o pedaço quebrado
- Coloque o pedaço em um copo com água, leite ou soro
- Leve o pedaço de dente para que o dentista tente colar
Importante!
Todo dente que sofreu um trauma, seja grande ou pequeno, precisa ser acompanhado. Então mesmo que não tenha caído o dente, ou quebrado um pedaço, é importante marcar uma consulta e informar o dentista para que o acompanhamento seja realizado.
Essas dicas são apenas para dentes PERMANENTES! Na próxima postagem falaremos sobre o que fazer em caso de traumas em dentes de leite!
Tenha salvo na agenda do seu celular os números do consultório, nunca se sabe quando uma emergência irá ocorrer!